O SERMÃO DA MONTANHA

1.E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2.E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3.Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4.Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5.Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8.Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9.Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10,Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11.Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12.Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:1-12.

PENSAMENTO: Jesus prega no monte um resumo do proceder correto para ter uma vida alinhada com a vontade de Deus, Ele enfatiza em cada verso uma linha de conduta adequada a uma vida cristã verdadeira.Quando Ele diz: Bem-aventurado os pobres de espírito, não está dizendo da falta de espiritualidade, mas da consciência que cada um deve ter de reconhecer seu estado de miséria onde ele deve confessar a falta da Graça de Deus em si para que Deus possa derramar sobre ele essa excelsa Graça.No tocante a chorar do verso 4 não está dizendo de um choro de auto-piedade, mas sim, um choro de arrependimento, um choro que busca o Senhor e se derrama aos seus pés com pureza d´alma,No verso 5 Ele fala sobre a mansidão, que expressa no olhar do cristão a confiança, a paz e brandura que existe no olhar de cristo, que não se ira jamais, mas paga o bem com o mal que o fazem.No tocante ao verso 6 a sede de Justiça nos remete a uma posição de indignação com o mal que se sucede uma posição de não aceitação com a covardia, com a maldade e busca em Deus de Justiça verdadeira.Quando Jesus fala sobre misericórdia no verso sete Ele diz que aqueles que se importam verdadeiramente com seus semelhantes, vivem para fazer o bem de modo a não buscar o enaltecimento próprio certamente receberão a misericórdia divina.Os limpos de coração expresso no verso oito são aqueles que têm um coração puro como os de uma criança, aqueles que têm o coração perfeito para receber o filho de Deus e que certamente o receberão.No verso nove Jesus nos diz que aqueles que são pacíficos são chamados filhos de Deus, aqueles que amam de modo a não fazer acepção de pessoas, que trazem a atmosfera do amor junto a todos com os quais convive que une as pessoas, que fazem pontes de amizade entre os povos, esses são chamados de filhos de Deus.Veja no verso 10 e 11 que Ele se refere aos que sofrem em detrimento de defenderem a Justiça de Deus, são aqueles que se põem na brecha, que intercedem pelos menos favorecidos, que fazem com que prevaleça a vontade de Deus, mesmo que venham a sofrer continuamente por isso. Certamente esses receberão o Reino dos Céus e devem se alegrar no Senhor como se alegraram os Profetas e discípulos do nosso Senhor.

ORAÇÃO: Senhor Deus, quero te servir com amor e viver como expressaste nas Bem-aventuranças, quero demais viver cada dia da minha vida o teu maravilhoso evangelho, que o meu proceder seja guiado pelo teu Santo Espírito para todo sempre. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.