DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

Hebreus 12: 18. Pois não tendes chegado ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, 19. e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que não se lhes falasse mais; 20. porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. 21. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo. 22. Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; 23. à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; 24. e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. 25. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus; 26. a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. 27. Ora, esta palavra - Ainda uma vez - significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis. 28. Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; 29. pois o nosso Deus é um fogo consumidor. - Bíblia JFA Offline PRO

PENSAMENTO: No monte Sinai havia um clima de medo onde era requerida total reverência, pois assim exigia o Senhor, todavia no monte Sião Jesus se revelava e se aproxima de todos com singeleza e mansidão. Verdadeiramente o agir de Deus é perfeito e se aplica com precisão em cada momento necessário, pois o Senhor é zeloso com sua palavra e sua vontade é soberana.

"Então disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti em uma nuvem espessa, para que o povo ouça, quando eu falar contigo, e também para que sempre te creia. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor. Disse mais o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã; lavem eles os seus vestidos, e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. Também marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto. Mão alguma tocará naquele que o fizer, mas ele será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar a buzina longamente, subirão eles até o pé do monte. Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram os seus vestidos. E disse ele ao povo: Estai prontos para o terceiro dia; e não vos chegueis a mulher". - (Êxodo 19: 9-15).

Compreendamos que Deus é misericordioso e também justo. Aos que intentam adentrar à Nova Jerusalém compete um comportamento ilibado e condizente com os sagrados estatutos de Cristo. É preciso que saibamos que não há delito sem punição. Ser cidadão da Jerusalém celestial exige que edifiquemos nossa vida plenamente em Cristo de modo que não sejamos abalados pelos sofrimentos que serão vividos pelos que estão distantes do querer do Altíssimo.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína". - (Mateus 7: 24-27).

Quando temos um encontro real com Deus ocorre uma mudança de vida plena e está transformação e visível em todos os aspectos de nossa existência.

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". - (II Coríntios 5: 17).

Que verdadeiramente possamos viver em Cristo e contemplar a cidade santa, pois este será um galardão inefável que nos levará a um genuíno estado de contentamento.
"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas". - (Apocalipse 21: 1-4).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que me faça compreender seus santos ensinamentos e os colocar em prática em todos os momentos da minha vida, que eu faça escolhas certas e possa ao término de minha jornada terrena vos contemplar em vosso reino de Glória. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.




Comentários

  1. NÃO CONSEGUI DEFINIR QUAL A DIFERENÇA EM SINAI OU SIAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *o Monte Sinai era o monte onde Deus havia se manifestado para o povo israelita e onde Moisés recebeu os 10 Mandamentos.Neste lugar, Deus se manifestou com trovões, som de trombeta, relâmpagos e fumaça, por causa disso o povo ficou com medo mesmo vendo o Poder de Deus.
      Nesta época, Deus fez uma aliança com o povo israelita onde eles teriam que obedecer a lei (dada por Deus), aceitar Deus como seu Rei e eles como seu povo escolhido, e fazer sacrifícios de animais todos os dias para a retirada de seus pecados.

      *O Monte Sião é o monte onde ficava o Templo de Jerusalém.Isso significava que aquele era o lugar que Deus havia escolhido para manifestar a sua presença ao seu povo, como também antes Deus havia escohido o Monte Sinai para se manifestar para o povo no deserto.
      Em outro contexto,o Monte Sião era o lugar Celestial que, para os redimidos em Cristo é onde fica a Jerusalém Celestial."Mas chegastes ao Monte de Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém Celestial.." (Hebreus 12:22).
      Não precisamos mais dos sacrifícios para retirar o pecado pois graças a nova Aliança feita por Jesus
      no Seu Precioso Sangue, podemos ir a esse lugar Celestial.Então, Cristo que foi oferecido uma vez para tirar o pecados de todos, aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por Ele.(Hebreus 9:28).

      Espero que tenha compreendido, irmão! :D Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Cara leitora. Em sintetize a minha exegese se encaminha no sentido de mostrar os aspectos em que Deus se apresenta no período da antiga aliança, a qual foi feita com o povo de Israel e em um segundo momento quando o Senhor se revela na figura de nosso Senhor Jesus Cristo onde expressa toda sua graça inigualável.

      Excluir
  2. Mariana a sua resposta foi excelente 👌👌👌

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Com os comentários ficou ainda melhor. Muito bom!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

OS RITOS MOSAICOS ERAM IMPERFEITOS.