O FARISEU E O PUBLICANO

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Lucas 18:9-14

 PENSAMENTO: Fariseus segundo o dicionário bíblico eram homens separados. Formavam os fariseus a principal das escolas judaicas cujo caráter era religioso, funcionaram cerca 150 anos antes do nascimento de Cristo e já não existia o espírito de profecia. Receberam aquele nome porque eles, na sua vida, separavam-se de todos os outros judeus, aspirando a mais do que uma simples santidade e exato cumprimento de deveres religiosos: mas a sua separação referia-se a certas diferenças  a respeito de alimentos e rituais. Publicanos eram cobradores de Impostos empregados pelas autoridades romanas. possuiam má fama por exigirem impostos excedentes em relação à taxa oficial, enchendo os bolsos com a diferença. Eram desprezados pelos judeus por colaborarem com o governo romano, que dominava o país. Como podemos notar são classes de pessoas bem distintas, mas, de modo diferente dos homens Deus vê o interior de cada um e não simplesmente às aparencias. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Samuel 16:7O Fariseu apesar do sua condição social, ostentava um orgulho que certamente o impedia de ter uma comunhão real com Deus, intitulando-se santo diante de todos, fazia sua oração para que os outros ouvissem e apenas para se aparecer diante de todos na sinagoga, porém o publicano, expunha a Deus a sua culpa de modo que se humilhava e pedia misericórdia a Deus de modo sincero e verdadeiro, pois é isto o que realmente agrada a Deus. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:5Viver em Cristo é viver com humildade, reconhecer seus pecados, não pecar contra o Espírito Santo e honrar o nome de Deus em todas as suas formas de expressão.

 ORAÇÃO: Deus Pai Todo Poderoso, desejo ardentemente agir com sinceridade diante de ti, que minhas orações sejam sempre sinceras e cheguem até o Teu Trono com suave aroma, que eu reconheça o quanto sou pecador e devedor diante de Ti. Perdoai-me Senhor, por todas as minhas transgressões e aprimora meu espírito para que eu possa ao término de minha jornada nesta Terra adentrar no Teu Reino de Glória e viver na Tua Presença eternamente. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.