O BOM SAMARITANO

29.Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
30.. respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31.E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
33.E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
34.Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
35.E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
36, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
37.Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Lucas 10:29-37.

PENSAMENTO: O tempo presente não é diferente do período em que Jesus passou por esta Terra, isso se nota nos detalhes dos acontecimentos atuais. Vemos o descaso com a dor dos doentes, idosos, crianças, deficientes e necessitados em geral. Na Parábola Jesus mostra que de nada valem títulos e costumes religiosos se o indivíduo não tem caridade em seu coração. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. 1 Coríntios 16:14 . Jesus ressalta que o viajante samaritano agiu diferente do sacerdote e do Levita, porque se importou realmente com o homem ferido. Muitos seres humanos, muitas vezes, na pressa de resolver seus próprios interesses, tendo em sua mente apenas pensamentos que atendem aos seus iteresses particulares cauterizam sua consciência e se tornam insensíveis a dor do seu próximo. Quem é nosso próximo? É evidente que o próximo é qualquer um que esteja próximo, nosso, amigo, nosso parente, um desconhecido, qualquer um indistintamenente. Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Romanos 2:11Notemos no texto que o Samaritano cuidou do homem com zelo e se preocupou com os detalhes para que sua recuperação fosse rápida e completa, será que agimos assim com referência a obra de Deus? Será que quando ajudamos alguém ajudamos de modo efetivo ou apenas damos uma ajuda parcial sem muita eficácia, ou seja uma ajuda que não vai trazer o beneficio pleno? Jesus fez uma obra completa em nossa vida Ele fez o que precisava ser feito e deu exemplos de como devemos agir em todos os seus momentos em que passou por essa terra, o que Ele nos pede é sempre bom, agradável e nos aproxima mais e mais da sua pessoa. Por que não fazermos então?

ORAÇÃO: Pai eterno, fazei com que eu seja mais sensível a dor do meu semelhante, que eu me importe realmente com ele e o ajude em sua necessidade, que eu a cada dia que passa eu me torne mais fiel a tua palavra e aja como o bom samaritano, fazendo a caridade com zelo e servindo mais e melhor na obra de Deus. Em nome do seu filho amado Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.