Gênesis 11:1 Em toda a terra havia apenas uma língua e uma só maneira de falar. 2 Os homens partiram do Oriente, encontraram uma planície na terra de Sinar e habitaram ali. 3 E disseram uns aos outros: — Venham, vamos fazer tijolos e queimá-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedra, e o betume, de argamassa. 4 Disseram: — Venham, vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue até os céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. 5 Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens estavam construindo. 6 E o Senhor disse: — Eis que o povo é um, e todos têm a mesma língua. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo o que planejam fazer. 7 Venham, vamos descer e confundir a língua que eles falam, para que um não entenda o que o outro está dizendo. 8 Assim o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e pararam de edificar a cidade. 9 Por isso a cidade foi chamada de Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela.
PENSAMENTO: Em razão da sobrevivência após o dilúvio de apenas Noé e sua família inicialmente havia apenas uma língua a qual era de Noé e seus descendentes. Criou-se entre os moradores daquele lugar o objetivo de se criar uma torre que atingisse o céu para tornar aquela cidade fortificada de modo que fosse centralizado poder e fosse criada uma forma de independência total dos habitantes daquele lugar. Esse objetivo era diametralmente contrário ao mandamento divino, pois a busca da autossuficiência nos reporta a busca da independência do Criador, a qual é sem sombra de dúvida uma insensatez e uma abominação, pois independente de quem seja: Forte ou fraco, rico ou pobre, saudável ou doente, bom ou mal todos indubitavelmente são dependentes do Altíssimo Deus. A palavra hebraica בּבל, cuja transliteraçâo é babel e cuja definição é confusão, que foi a situação que se estabeleceu naquele lugar, pois o Senhor fez com que cada um falasse uma língua diferente e ninguém pudessem se entender e deste modo fracassassem eu seu intento. Os moradores daquela cidade ousaram desafiar o próprio Deus em detrimento de uma obsessão desenfreada de poder, pois a única torre forte é segura que há é o próprio Deus que protege e livra a todos que com fé a Ele recorrerem.
Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; pois tu tens sido o meu refúgio e uma torre forte contra o inimigo. Que eu possa habitar no teu tabernáculo para sempre e abrigar-me no esconderijo das tuas asas. Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome. - (Salmos 61:2 -5).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que guarde o nosso coração de modo que jamais nos afastemos da tua presença, mas recusemos categoricamente tudo o que nos faça ir contra os teus sagrados estatutos. Amém.
Comentários
Postar um comentário