ABRÃO NO EGITO.
Gênesis 12:10 Havia fome naquela terra. Assim, Abrão foi para o Egito, para ali ficar, porque era grande a fome na terra. 11 Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: — Ora, bem sei que você é uma mulher muito bonita. 12 Os egípcios, quando virem você, vão dizer: “Essa é a mulher dele.” Então eles vão me matar, deixando você com vida. 13 Diga, pois, que você é minha irmã, para que me tratem bem por sua causa e, por amor a você, me conservem a vida. 14 Tendo Abrão entrado no Egito, os egípcios viram que a mulher era, de fato, muito bonita. 15 Os príncipes de Faraó a viram e foram elogiá-la diante de Faraó. E a mulher foi levada para a casa de Faraó. 16 Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. 17 Porém o Senhor puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. 18 Faraó chamou Abrão e lhe disse: — O que é isso que você fez comigo? Por que não me disse que ela era a sua mulher? 19 E por que me disse que ela era sua irmã? Foi por isso que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, aqui está a sua mulher; tome-a e vá embora daqui. 20 E Faraó deu ordens aos seus servos a respeito de Abrão e eles o acompanharam, a ele, a sua mulher e a tudo o que possuía.
PENSAMENTO: Devido às circunstâncias adversas daquele período de escassez de alimentos Abrão vai para o Egito e durante o percurso sentiu medo pela sua vida em razão da sua mulher Sarai ser bela e por sua vez poder despertar o desejo dos Egípcios que pelo seu entendimento viriam a matá-lo para ficarem com ela, todavia com sua mentira prejudicou ao Faraó, pois o enganou omitindo a verdade, por sua vez este para agradar Abrão o concedeu muitos bens, todavia sobre ele recaíram pragas, pois verdadeiramente ela era mulher legítima de Abrão embora fosse também sua meia irmã. Podemos identificar o prejuízo que uma mentira pode causar e o efeito danoso envolvendo a todos que por ela são persuadidos. Deus foi misericordioso com Abrão, mas o mal que a mentira causou mesmo que por um breve tempo teve seu efeito. Quando dizemos a verdade declaramos que estamos nesta vida para servir a um Deus único, pois queremos apenas trilhar o seu único e bom caminho e expressamos a verdade com convicção nas suas providência, temos fé que Ele sempre nos protegerá e abençoará, pois o buscamos com um coração contrito e que jamais é dividido, mas por inteiro pertence ao Senhor.
Então Tomé disse a Jesus: — Não sabemos para onde o Senhor vai. Como podemos saber o caminho?
Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se vocês me conheceram, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e têm visto. - (João 14:5-7).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que eu jamais neguemos o teu santo nome em hipótese alguma, mas acalentemos para sempre às suas verdades na tábua do nosso coração e as digamos claramente quando formos inqueridos por amor ao teu santo nome. Amém.
Comentários
Postar um comentário