Gênesis 12:1 O Senhor disse a Abrão: — Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei. 2 Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! 3 Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra. 4 Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe havia ordenado. E Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 Abrão levou consigo a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam adquirido e as pessoas que lhes foram acrescentadas em Harã. Partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. 6 Abrão atravessou a terra até Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. 7 O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: — Darei esta terra à sua descendência. Ali Abrão edificou um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido. 8 Passando dali para o monte a leste de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel a leste e Ai a oeste. Ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. 9 Depois, Abrão partiu dali, indo sempre na direção do Neguebe.
PENSAMENTO: A promessa de Deus a Abraão de o tornar uma grande nação e de enaltecer o seu nome estava condicionada a uma obediência plena e desvinculação de tudo até mesmo da sua parentela e assim Abraão procedeu. Um mandamento divino não deve ser questionado, mas obedecido em sua plenitude e é essa a atitude que efetivamente agrada ao Criador. Abrão teve seu nome trocado pelo Senhor para Abraão nome este que significa em hebraico Pai de multidões.
"Tu és o SENHOR, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão." - (Neemias 9:7).
Quando obedecemos ao Altíssimo somos grandemente abençoado por Ele e com efeito tornamo-nos amigos de Deus. O próprio Senhor toma nas suas mãos às nossas causas e nos defende contra os nossos opressores.
"Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários." - (Êxodos 23:22).
Assim que Deus indicou o lugar onde Abraão deveria se estabelecer e onde seus herdeiros viveriam no futuro levantou um Altar a Deus e buscou o invocar porque creu com fé nas promessas do Altíssimo e o seu coração transbordava de gratidão ao Criador.
Eis aqui a terra que eu pus diante de vocês; entrem e tomem posse da terra que o Senhor, com juramento, deu a seus pais, a Abraão, Isaque e Jacó, a eles e à sua descendência depois deles.” - (Deuteronômio 1:8).
Após Abraão levantar um altar a Deus partiu rumo a Neguebe que no hebraico נגב, Nêguev, cujo significado é seco ou árido, pois é o deserto que ocupa cerca de 60% do território de Israel e neste lugar serviu a Deus com fé e certeza de que todas às promessas que Deus lhe fez se cumpririam integralmente, pois Abraão não via às circunstâncias, mas em Deus sempre manteve sua total confiança.
Abrão saiu do Egito e foi para o Neguebe, ele e a sua mulher e tudo o que tinha. E Ló foi com ele. Abrão era muito rico; possuía gado, prata e ouro. Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até o lugar onde primeiro tinha armado a sua tenda, entre Betel e Ai, até o lugar do altar, que anteriormente tinha feito. E ali Abrão invocou o nome do Senhor. - (Gênesis 13:1 -4).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que tenhamos a mesma fé de Abraão e sejamos tão obedientes a tua sagrada palavra como era o teu servo. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário