AS DUAS TESTEMUNHAS.
E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.
E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá. - (Apocalipse 11:1-14).
PENSAMENTO: Medida nos reporta a avaliação precisa. Ou seja, justo julgamento. O Senhor julga com justiça cada alma da sua igreja.
Ele me levou para lá, e eu vi um homem que parecia de bronze; ele estava de pé junto à entrada, com uma corda de linho e uma vara de medir na mão. Mediu depois o comprimento e a largura da porta que dá para o norte, que dá para o pátio externo. - (Ezequiel 40: 3;20).
O julgamento dos judeus é diferente dos gentios, não é para os gentios a sentença que ocorreu naqueles dias, pois a cidade santa teria um destino trágico, todavia aos que se firmaram em Cristo seriam poupados, os gentios não viviam debaixo da lei logo como poderiam ser punidos por estas? O Senhor é justo e fala com cada um especificamente.
"Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada". - (Isaías 5:5).
Durante três anos e meio se sucedeu uma terrível tribulação sobre Jerusalém e o Senhor permitira aquela assolação, a qual o profeta Daniel havia profetizado.
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
- (Daniel 7:25).
Aos profetas do Altíssimo foi concedido poder para que a ira de Deus se manifestasse durante aquele período em Jerusalém. Haveria escassez de alimento e água.
Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus. - (Joel 1:13).
Às duas testemunhas representadas pelas duas oliveiras que ladeavam o castiçal aponta para os ungidos de Deus: Moisés e Elias, os quais em períodos pretéritos foram usados grandemente pelo Senhor. Lembrando que o corpo de Moisés nunca fora encontrado e o de Elias transladado.
Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal?
E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?
E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu.
Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.´- (Zacarias 4:11-14).
As duas testemunhas do Senhor Foi concedido poder de destruir com sua boca a quem quer que quiser lhe causar danos, pois esse povo fez sacrifícios inúteis quando o Senhor tudo que queria é que dessem crédito a sua palavra e a obedecessem plenamente. Às escrituras como é possível ver abaixo aponta para os Profetas: Moisés e Elias.
Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz,
Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. (Oséias 6:4-7).
Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue.
E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra. - (Êxodo 7:17-19).
Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. - (1 Reis 17:1).
Apesar de todo poder que receberam a besta venceu às duas testemunhas de Deus que estavam na terra.
Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles. (Daniel 7:21).
Aquele povo havia se corrompido sobremaneira, eis a razão de sua desolação. Verdadeiramente tudo já havia sido predestinado pelo Altíssimo.
Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra. - (Jeremias 23:14).
Foi grandiosa a desolação que se abateria sobre aquela cidade santa e já não mais se ouvia riso ou júbilo naquele lugar.
E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
E farei cessar nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação. - (Jeremias 7:33,34).
O Senhor é um Deus de misericórdia, mas também de justiça e não se deixa jamais se escarnecer. Temamos ao Criador, pois em suas mãos está o destino de toda e qualquer nação.
Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.
Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça. (Miquéias 7:7-9)
Verdadeiramente o Senhor mostra novamente seu poder ao ressuscitar às suas duas testemunhas após três dias e meio de terem sucumbido, o Senhor realmente prova a fé dos que nele creem.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. (Ezequiel 37:9-11),
Foi grande a honra que o Senhor concede aos seus santos. Os dois profetas mortos ressuscitaram puderam ser vistos ascenderem aos céus na presença de todos seus inimigos, tal qual o ocorrido com Jesus que após alguns dias de sua morte voltou a terra e ascendeu aos céus na presença de muitos.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. - (Atos 1:9,10).
O Senhor sempre expressa a todos sua longanimidade e generosidade, todavia muitos não deram crédito a sua palavra e estes que assim procedem terão um triste destino.
Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte, e a reduza à escuridão. (Jeremias 13:16).
É lamentável que muitos só reconhecem o poder de Deus em meio ao sofrimento e desolação. Não vivamos de modo inconsequente, pois a palavra do Senhor jamais volta vazia e suas promessas indubitavelmente haverão de se cumprir.
E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. (Apocalipse 8:13).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo nesse momento para que tenhamos sempre consciência do seu poder, sejamos obedientes e respeitadores da vossa palavra de modo que vivamos perenemente debaixo da sua maravilhosa graça.
Comentários
Postar um comentário