A SEXTA TROMBETA.
Apocalipse 9: 13. O sexto anjo tocou a sua trombeta; e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus, 14. a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que se acham presos junto do grande rio Eufrates. 15. E foram soltos os quatro anjos que haviam sido preparados para aquela hora e dia e mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 16. O número dos exércitos dos cavaleiros era de duas miríades de miríades; pois ouvi o número deles. 17. E assim vi os cavalos nesta visão: os que sobre eles estavam montados tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre. 18. Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. 19. Porque o poder dos cavalos estava nas suas bocas e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas eram semelhantes a serpentes, e tinham cabeças, e com elas causavam dano. 20. Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. 21. Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.
PENSAMENTO: É possível fazer um paralelo com o período de Moisés no qual, lhe foi dado um mandamento de Deus, onde é ordenado que se fizesse um altar de madeira de acácia para que se queimasse incenso e e estes altar teria medidas pré definidas pelo próprio Deus. Destaquemos que esse altar seria inteiro. Ou seja, todas às pontas do mesmo não seriam segmentas. Tal qual a túnica de Cristo, que era inteira, sem costuras.
"Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram delas quatro partes, para cada soldado uma parte. Tomaram também a túnica; ora a túnica não tinha costura, sendo toda tecida de alto a baixo". - (João 19: 23).
A constituição e às medidas do altar nos remete às características do coração de um genuíno servo de Deus, que deve ser puro e não fragmentado, mas totalmente devoto ao Senhor.
"Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado; e de dois côvados será a sua altura; as suas pontas formarão uma só peça com ele. De ouro puro o cobrirás, tanto a face superior como as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma moldura de ouro ao redor". - (Êxodo 30: 1-3).
Toda aquela região segundo às profecias seria assolada para que se cumprisse a profecia. O número quatro que é o número dos anjos preparados para aquela hora nos remete aos quatro cantos da terra, a estabilidade terrena que estaria comprometida, pois os homens se desviaram da verdade e da vontade do Altíssimo.
Naquele dia uma multidão de anjos se apresenta para servir ao Senhor, os quais simbolizavam às medidas do muro da cidade santa que era de cento e quarenta e quatro covados que também era número dos selados da tribo de Israel em milhares.
E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo. - (Apocalipse 21:17).
"Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel". - (Apocalipse 7: 4).
"Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel". - (Apocalipse 7: 4).
"Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros". - (Daniel 7: 10).
Toda a assolação ocorrida foi em decorrência de homens que através da sua autoridade política e teológica corrompida fizeram com que perecessem muitos. Suas bocas blasfemariam contra o Criador e suas caldas seriam tal qual serpentes que ensinam falsas doutrinas que distanciavam os incautos do genuíno Deus, todavia o Senhor os puniria severamente.
"Pelo que o SENHOR corta de Israel a cabeça e a cauda, a palma e o junco, num mesmo dia. O ancião, o homem de respeito, é a cabeça; o profeta que ensina a mentira é a cauda. Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos são devorados". - (Isaías 9: 14-16).
Verdadeiramente não houve clemência para aquele povo idólatra, que trocou o único Deus, por ídolos inúteis.
"Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos". -(Jeremias 1: 16).
Tal qual profetizou com propriedade Isaías o dia do Juízo veio implacavelmente para todos que se desviaram dos sagrados preceitos do Altíssimo.
"Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar; tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não te poderás livrar; porque sobre ti, de repente, virá tamanha desolação, como não imaginavas. Deixa-te estar com os teus encantamentos e com a multidão das tuas feitiçarias em que te fatigaste desde a tua mocidade; talvez possas tirar proveito, talvez, com isso, inspirar terror". - (Isaías 47: 11-12).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Agradecemos pela sua graça em nossas vidas, rogamos que nos ajude em nossas fraquezas e interceda por nos de modo que permaneçamos fiéis à sua gloriosa palavra por todo tempo. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário