A FÉ EM CRISTO VENCE O MUNDO.
1 João 5: 1. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 2. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 4. porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 8. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. 9. Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou - 10. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 11. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
PENSAMENTO: A maior prova de amor concedida por Deus à toda humanidade foi ter enviado seu filho unigênito para morrer em nosso lugar. Não reconhecer o seu sacrifício, ensino e misericórdia que Ele teve por todos nós é inadmissível diante do Criador do céu e da terra.
"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai". - (1 João 2: 22-23).
A base do ensinamento de Cristo é o amor genuíno o qual Ele ensina que devemos ter pelo nosso semelhante. Se isentar de praticá-lo é se omitir de praticar a verdade ensinada por Cristo e nos assemelharmos aos hipócritas.
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão". - (1 João 4: 20-21).
Assim como o Messias foi obediente ao Pai levando o seu ensino e o praticando em perfeita obediência nós também devemos fazer o mesmo de modo que vejam em nós a presença do Senhor Jesus Cristo e venhamos a cumprir com eficácia o que Ele nos ensinou.
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou". - (João 14: 21-24).
Com Jesus Cristo em nossa vida já somos mais que vencedores, pois mesmo que sejamos afrontados pelas milícias do mal o Senhor é nosso escudo e a vitória certamente está garantida.
"Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo". - (1 João 4: 4.).
Em Cristo vivemos a genuína paz. Quando reconhecemos o seu tão grande amor ficamos constrangidos e entendemos o quanto dele dependemos então o recebemos em nós e em nós Ele vive.
"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus". - (1 João 4: 15).
O sangue derramado pelo Messias nos fala da expiração do pecado.
"De fato, conforme a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não pode haver absolvição!" - (Hebreus, 9:22)
A água que saiu do lado de Jesus ao ser perfurado pela espada do soldado nos reporta a purificação moral feita pelo Cordeiro de Deus através da sua santa palavra.
"A fim de santificá-la, tendo-a purificado com o lavar da água por meio da Palavra, e para apresentá-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outra imperfeição, mas santa e inculpável". -
(Efésios, 5:26-27).
Verdadeiramente através do sangue precioso de Jesus Cristo vertido na cruz e da sua poderosa palavra fomos salvos e libertos do pecado.
"Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei". - (Ezequiel 36: 25).
O plano de salvação já havia sido feito pelo Senhor muito tempo antes, todavia muitos não deram crédito às profecias. Glorifiquemos para sempre o santo nome do Senhor de modo a nos guiar pelo seu Santo Espírito e demonstremos a Ele nossa eterna gratidão.
"Eis que o Espirito de Yahweh, o Soberano, está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, proclamar liberdade aos cativos e libertação ao mundo das trevas aos prisioneiros da escuridão". - (Isaías 61:1).
"Eis que o Espirito de Yahweh, o Soberano, está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, proclamar liberdade aos cativos e libertação ao mundo das trevas aos prisioneiros da escuridão". - (Isaías 61:1).
O Espírito Santo de Deus foi selado em nós pela misericórdia do Senhor que se revelou em Cristo e já não somos órfãos nem desamparados, pois em nós se manifesta seu Santo Espírito.
"De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem". - (Atos dos Apóstolos 2: 2-4).
O dia do Senhor virá indubitavelmente e nesse dia serão julgados os vivos e os mortos, todavia o julgamento do Altíssimo é justo e é mister que hoje nos arrependemos de todos os nossos pecados e endireitemos nossa casa diante dEle.
"Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos". - (Atos dos Apóstolos 17: 30-31).
É motivo de grande júbilo para Deus que sejamos levados consigo para com Ele reinar, pois todos que sofreram por amor ao seu santo nome tem parte em seu Reino de Glória.
"O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados". - (Romanos 8: 16-17).
Quem não honra o filho de Deus também não honra ao seu Pai Eterno que o enviou. Jamais temos ou tivemos conhecimento dos intentos de Deus, mas Ele vive para sempre, nos ama e quer nos salvar.
"Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou". - (João 8: 13-14).
Somente através da vida de Jesus Cristo podemos adquir salvação. O plano de Deus foi perfeito. Tudo que vem do Senhor é maravilhoso e todo aquele que se fundamenta na sua palavra vive para sempre.
"Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida". - (João 5:24).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo neste momento para que me purifique de todo pecado, me ajude em minhas fraquezas, expanda o meu entendimento e me revela a tua palavra me tornando obediente a ela durante toda a minha existência. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário