OS DEVERES DO POVO DE DEUS.
1 Pedro 2: 11. Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; 12. tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 13. Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, 14. quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos, 16. como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. 17. Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. 18. Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus. 19. Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 20. Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus. 21. Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23. sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 24. levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 25. Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
PENSAMENTO: Vivamos para Cristo e não para alimentar nossa carnalidade de modo que o Espírito Santo de Deus possa se refletir em todas nossas formas de expressão.
"Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis". - (Gálatas 5: 17).
Nenhuma atitude insensata que se origina do destempero emocional expressa sabedoria. É imprescindível viver em genuína paz para que o Espírito da verdade se expresse em nosso cotidiano.
"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria". - (Tiago 3: 13).
Quando respeitamos às autoridades agimos com retidão, pois todas foram constituídas por Deus. Caso soframos injustiças confiemos plenamente em nosso Pai Eterno que nos guardará, pois é justo e fiel e sempre intercede pelos seus em momentos de aflição.
"Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados". - (I Timóteo 6: 1).
Quando vivemos em plena obediência aos estatutos divinos não temos o que temer, pois a genuína paz se origina de uma consciência tranquila, todavia o erro aflige o coração e trás perturbações ao espírito onde muitas vêzes culpamos a outros pelos nossos infortúnios.
"Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal". - (Romanos 13: 3-4).
Para sermos testemunhas de Deus nesta terra é preciso que vivamos com sobriedade, falemos com sensatez, tenhamos simplicidade e ajamos respeitosamente diante de todos.
"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós". - (Tito 2: 7-8).
Tudo o que foi estabelecido por Deus é bom e trás benefícios. Aos seus servos estabeleceu leis que nos protegem, beneficiam e indubitavelmente devem ser cumpridas sem sombra de mudanças.
"Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor". - (Colossenses 3: 22).
Viver em obediência aos estatutos divinos e às autoridades estabelecidas por Ele prolonga nossos dias com tranquilidade, pois trás paz a nossa consciência.
"Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência". - (Romanos 13: 5).
Verdadeiramente é um privilégio singular sermos servos do Altíssimo e se sofrermos ao procurarmos servi-lo maior será nosso galardão nos altos céus.
"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus". - (Mateus 5: 10).
Viver para Cristo é morrer para os prazeres do mundo e colocar a vontade do Altíssimo em primeiro lugar em nossas vidas de modo a glorificar seu santo nome plenamente em nosso cotidiano.
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á". - (Mateus 16: 24-25).
Sem sombra de dúvidas Cristo foi nosso maior exemplo de humildade, amor e mansidão, pois mesmo sofrendo inúmeras agressões e insultos se manteve calado e obedeceu a vontade do Pai Eterno.
"E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca". - (Isaías 53: 9).
A vinda do Senhor Jesus nos ensinou e nos transformou. Ele genuínamente foi castigado e morto injustamente. Através da sua morte recebemos libertação do pecado, fomos curados e recebemos a vida eterna.
"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados". - (Isaías 53: 5).
É preciso que tenhamos efetivamente nosso caminhar tal qual os passos de Cristo e façamos como Ele nos exemplificou de modo que assumamos nossas responsabilidades e façamos a sua santa vontade.
"Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo". - (Lucas 14: 27).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que eu reconheça meus erros e passe a viver genuínamente em novidade de vida, siga os santos ensinamentos do seu filho amado Jesus Cristo e tenha uma vida efetivamente transformada. Amém.
Comentários
Postar um comentário