AS PROMESSAS DO SENHOR SÃO SEGURAS.
2 Pedro 3: 1. Amados, esta é agora a segunda carta que vos escrevo; em ambas procuro despertar com estas recordações a vossa mente sincera: 2. para que vos lembreis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, que os vossos apóstolos vos ensinaram. 3. Antes de tudo, considerai atentamente que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores anunciando suas zombarias e seguindo suas próprias paixões. 4. Eles proclamarão: “O que aconteceu com a Promessa da sua vinda? Ora, desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação!” 5. No entanto, deliberadamente, eles não reconhecem que desde a Antiguidade, por intermédio da Palavra de Deus foram criados os céus e a terra, e esta foi formada da água e por meio da água. 6. Foi pelas águas que o mundo daquela época foi submerso e destruído. 7. Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o Dia do Juízo e para a total destruição dos ímpios. 8. Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9. O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 10. Entretanto, o Dia do Senhor virá como ladrão, no qual os céus desaparecerão ao som de um terrível estrondo, e os elementos se desintegrarão pela ação do calor. A terra e toda obra nela existente serão expostas ao fogo. 11. Ora, se tudo o que existe será assim aniquilado, que espécie de pessoas é necessário que sejais? Pessoas que vivem em santidade e piedade, 12. aguardando o Dia do Senhor e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor. 13. Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça.
PENSAMENTO: O Apóstolo Pedro depois que foi efetivamente transformado pelo Espírito Santo de Deus cumpriu com eficácia seu papel de evangelizador com excelência e modéstia, sendo que sua participação essêncial para que houvesse o real crescimento da igreja. Assim como o Apóstolo Paulo ambos foram grandemente usados pelo Espirito Santo de Deus.
"Contudo, a respeito de alguns assuntos, vos escrevi com toda a franqueza, especialmente com a intenção de trazê-los uma vez mais à vossa memória, e isso, por causa da graça que Deus me concedeu, de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o Evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo". - (Romanos 15: 15-16).
Efetivamente nos últimos tempos seria o ápice do domínio do inimigo de nossas almas e os homens seriam amantes de si mesmos agindo de modo arbitrário, jactânciando-se e vivendo efetivamente de forma dissoluta e sem espiritualidade alguma.
"Vós, entretanto, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos alertavam: “Nos últimos tempos, haverá zombadores que seguirão as suas próprias e ímpias vontades”. - (Judas 1: 17-18).
Os profetas genuínos eram grandemente usados por Deus e a legitimidade das palavras dos que tinha a inspiração divina se justifica no momento em que se cumpre suas profecia.
“Ó filho do homem! Os da Casa de Israel estão murmurando: ‘A visão que este homem prega é para muitos dias no futuro; e ele profetiza sobre tempos que estão muito longe de nós!’ - (Ezequiel 12: 27).
Tudo que Deus fez foi perfeito e maravilhoso. Certamente foi tudo criado com extrema exatidão para que nada se perca nem se desalinhe.
"Então disse Deus: “Que as águas que estão sob o céu se reúnam num só lugar, a fim de que apareça a parte seca!” E assim aconteceu". - (Gênesis 1: 9).
Em um período onde o pecado se expandia em todos os cantos da terra houve um homem que fez a diferença em seu tempo e devido sua conduta ilibada Noé e sua família foram poupados da destruição terrestre.
"No dia em que Noé completou seiscentos anos um mês e dezessete dias, precisamente nesse mesmo dia, todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se romperam". - (Gênesis 7: 11).
O único meio de conquistarmos a paz e vida eterna é crendo em Deus e fazendo sua santa vontade sem titubear um só momento.
"Saberás, portanto, que Yahweh teu Deus é o único Deus fiel, que mantém a Aliança e o amor por mil gerações, em favor daqueles que o amam reverentemente e obedecem a seus mandamentos; porém, castiga de uma vez os que o rejeitam. Ele não demora em retribuir pessoalmente àqueles que o desprezam, aniquilando-os para sempre. Observa, pois, os mandamentos, os decretos e as doutrinas que eu hoje te ordeno cumprir!". - (Deuteronômio 7: 9-11).
Verdadeiramente o Senhor não é nem nunca fora limitado pelo tempo, pois é eterno e antes que o tempo existisse Ele já era Deus.
"Verdadeiramente, mil anos aos teus olhos, são como o dia de ontem, que já passou, e como as poucas horas das primeiras vigílias da noite". - (Salmos 90: 4).
Não confundamos a benignidade do Senhor com morosidade em Ele cumprir suas promessas, pois a sua vontade é soberana e o tempo não têm poder sobre Ele. Reconheçamos que precisamos da sua ajuda sempre. Glorifiquemos sempre ao seu nome em todas nossas formas de expressão.
"Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento?" - (Romanos 2: 4).
A maldade deste mundo tem seus dias contados e precisamos indubitavelmente nos enquadrar nas normas de conduta de um genuíno cristão.
"Mais algum tempo apenas, e já não existirá o ímpio; tu o procurarás em seu lugar, porém não mais o encontrarás". - (Salmos 37: 10).
As profecias dos Profetas do antigo testamento se harmonizam perfeitamente com o livro do apocalipse e merecem verdadeira atenção por nós, pois pelos sinais o glorioso dia se aproxima a passos largos. É anunciada uma destruição repentina de toda humanidade que será assolada. A videira representa o povo judeu.
"A videira que retiraste do Egito, tu a replantaste, expulsando nações. Limpaste o terreno, e ela lançou suas raízes enchendo a terra toda". - (Salmos 80: 8-9).
E a figueira representando a maldição sofrida por Israel em razão de não aceitarem o Evangelho de Cristo.
"No dia seguinte, enquanto estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. E, avistando ao longe uma figueira com folhas, foi verificar se encontraria nela algum fruto. Chegando perto dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era a época de figos. Então a repreendeu: “Nunca mais, em tempo algum, coma alguém fruto de ti!”. E os discípulos escutaram quando proferiu isso". - (Marcos 11: 12-14).
"As estrelas dos céus serão todas dissolvidas e os céus se enrolarão como um pergaminho antigo; todo o exército de astros cairá como folhas secas da videira e da figueira"
. - (Isaías 34: 4).
Oremos e vigiemos, pois muito em breve é chegada a hora da colheita.
"E, assim, o céu foi recolhido como um pergaminho quando se enrola. Então, todas as montanhas e ilhas foram removidas de seus lugares". - (Apocalipse 6: 14).
É mister que pratiquemos boas obras e não nos afastemos dos átrios do Altíssimo, pois a punição divina aos maus definitivamente será implacável.
"Antes, julgará com retidão e carinho todos os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Usará a sua Palavra como se fosse um cajado, ferirá a terra; e com o sopro da sua boca exterminará os ímpios!" - (Isaías 11: 4).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo que me abençoe e me ajude a compreender teus santos ensinos de modo a discernir corretamente sua lei e a cumprir em todos os momentos da minha vida. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário