O ESTILO DE VIDA CRISTÃO.

1 Pedro 3: 8. Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 9. não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 10. Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11. aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. 12. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 13. Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? 14. Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 15. antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 16. tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo. 17. Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal. 18. Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 19. no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; 20. os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água, 21. que também agora, por uma verdadeira figura: o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo, 22. que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.

PENSAMENTO: É preciso que aprendamos com nosso Senhor Jesus Cristo que em seu ministério nos deixou o legado do seu perfeito exemplo de um coração quebrantado e generoso, pois amou incondicionalmente a todos e cumpriu a vontade do Pai Eterno com eficácia.

"Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus". - (Romanos 15: 5).

Jesus Cristo foi maltratado, humilhado, perseguido e sofreu todo tipo de injúria, no entanto constrangeu aos seus malfeitores perdoando, curando, abençoando a todos e jamais pagando o mal com o mal, mas com o bem.

"Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis". - (Romanos 12: 14).

Que façamos bom uso da palavra e jamais a usemos para denegrir ou agredir a outros, mas o que sair da nossa boca seja para edificar e  gloricar o santo nome do Senhor.

"Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus". - (Tiago 3: 7-9).

É mister que haja paz genuína entre os irmãos que laboram juntos de modo que haja ajuda mútua, compreensão perfeita e o amor de Cristo permaneça entre todos.

"Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós". - (1 Tessalonicenses 5: 12-13).

Quando agimos com bondade e segundo os santos ensinamentos do Senhor estamos agindo justamente e a proteção de Deus é sobre nós.

"Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor". - (Salmos 34: 12-15).

O Pai Eterno verdadeiramente nos sonda em tempo integral. É imprescindível respeita-lo e honrar o seu nome através de todas nossas formas de expressão, pois Ele é o justo Juíz que pode nos absolver ou condenar perpetuamente.

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. - (Mateus 10: 28).

Em verdade o nosso falar deve indubitavelmente ser cheio da unção do Espírito Santo de Deus, pois se assim for teremos acesso ao coração do nosso próximo para o ganharmos para Cristo.

"A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". - (Colossenses 4: 6).

Quando efetivamente nos afastamos do mal mudamos nosso proceder radicalmente e aquilo que atraía nossa carne é mortificado pela nossa boa vontade de modo a darmos notoriedade ao Espírito e vivermos em harmonia com santa palavra do Senhor.

"Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação". - (1 Pedro 2: 11-12).

A obra redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo deu frutos e se perpetuou pela eternidade. Glorifiquemos a Deus por tão grande sacrifício imerecido por todos nós.

"E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória". - (1 Timóteo 3: 16).

É mister que observemos detidamente a lei de Deus e a cumpramos em nosso cotidiano de modo a não sermos negligentes e venhamos a cair da graça que deve ser valorizada perpetuamente pelo genuíno cristão.

"Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno". - (Judas 1: 5-7).

A obediência de Noé deve ser um exemplo para todos nós. Afinal somente ele, sua família e os animais da terra foram salvos no dia da grande inundação.

"Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cam e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos, e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade". - (Gênesis 7: 13-14).

Através do advento de Jesus Cristo à terra houve uma revolução real, pois a lei cerimonial foi substituída pela graça e seu sacrifício foi suficiente e definitivamente nos purificou do pecado e nos concedeu a salvação eterna. Cabe somente a cada um de nós crer e nos mantermos firmes em sua santa palavra.

"Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?" - (Hebreus 9: 13-14).

Verdadeiramente toda autoridade foi concedida pelo Pai Eterno ao seu filho amado Jesus Cristo, o qual se sacrificou por todos nós e é digno de ser glorificado, pois seu sangue foi derramado por nós para que tivéssemos acesso ao Pai e recebessemos o galardão eterno.

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra". - (Mateus 28: 18).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que me abençoe e me ajude a compreender seus santos estatutos de modo a me conduzir em perfeita obediência aos teus santos ensinos. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.