NÃO JULGUEMOS NOSSO PRÓXIMO.

Tiago 4: 11. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. 12. Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo? - Bíblia JFA Offline PRO

PENSAMENTO: Não há nada mais fácil do que criticar a outros, todavia há críticas e criticas, encontrar falhas em outros é demasiadamente fácil, porém reconhecer nossas próprias falhas é edificante.

Por quê não vermos também os acertos e os méritos de nossos próximos ao invés de só procurarmos encontrar falhas e erros?

"A boca do justo é manancial de vida, mas a violência cobre a boca dos ímpios". - (Provérbios 10:11)

"Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde". - (Provérbios 12:18).

Quando fazemos uma crítica construtiva buscamos a genuína edificação e falamos com mansidão a luz do Evangelho sem buscarmos nos enaltecer nem denegrir a outros, porém quando trazemos a tona apenas o espírito crítico é debalde nossa admoestação,  pois trás apenas constrangimento e devastação.

"Uma língua saudável é árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito". - (Provérbios 15:4).

"A morte e a vida estão no poder da língua, e aqueles que a amam comerão do seu fruto". - (Provérbios 18:21).

Uma boa opção diante do desejo de criticar a terceiros é olhar para dentro de si mesmo e avaliar-se de modo a identificar se não possui as mesmas falhas de quem está a criticar ou se possuí outras ainda piores.

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão". - (Mateus 7:1-5)

De modo algum devemos agir com hipocrisia nem com altivez, mas buscando a genuína sabedoria que vem do alto e é segundo a vontade do Criador.

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" - (Tiago 4:11-12).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que me conceda sabedoria para falar, pensar e agir segundo o teu santo espírito de modo que em todo tempo minhas formas de expressão estejam alinhadas de acordo com teus santos estatutos. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.