OS RITOS MOSAICOS ERAM IMPERFEITOS.

Hebreus 9: 1. Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre. 2. Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar; 3. mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, 4. que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto; 5. e sobre a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. 6. Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; 7. mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo; 8. dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda, 9. que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 10. sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. - Bíblia JFA Offline PRO

PENSAMENTO: Na primeira aliança haviam às regras que externavam a lei. Com a vinda de Jesus estabeleceu-se a nova aliança onde havia e há a necessidade de termos um coração transformado para agradar a Deus.

Deus nos sonda em tempo integral e independente da lei vê os motivos de nosso coração para cumprir à sua vontade.

Verdadeiramente através de Jesus foi rasgado o véu que nos dá acesso ao Pai Eterno e hoje vivemos pela graça que excede a lei e nos vivifica por meio de Cristo.

"E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça". -  (II Coríntios 3: 4-9).

Jesus Cristo é sacerdote para sempre e em seu Ministério foi estabelecida a misericórdia como base de seus ensinos para que se cumprisse a lei de modo exemplar.

"Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar; pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes. E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote, constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel. Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus". - (Hebreus 7: 11-19).

A nova aliança foi imprescindível, pois sem ela já não se podia enxergar perspectiva alguma de salvação, mas o Senhor enviou seu filho amado que trouxe a solução do problema do pecado que cria distanciamento de Deus.

"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei". - (Jeremias 31: 31-34).

Hoje a lei de Deus não precisa estar gravada em pedras, mas em nossos corações deve permanecer gravada de modo que dela jamais venhamos a esquecer.

"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado". - (Hebreus 10: 16-18).

Há um só povo, um só Deus e a paz para sempre haverá de permanecer na Nova Jerusalém preparada pelo Altíssimo para todos os que genuinamente amam a Deus.

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo, tirando-o da terra do Oriente e da terra do Ocidente; eu os trarei, e habitarão em Jerusalém; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça". - (Zacarias 8: 7-8).

"Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos". (Isaías 54: 13).

"Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim". -  (João 6: 45).

Com precisão a profecia se cumpriu e o salvador e libertador Jesus Cristo que é fiel nos fortalece para alcançarmos suas gloriosas promessas basta apenas crer e obedecer.

"E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados". - (Romanos 11: 26-27).

ORAÇÃO: Eterno Pai. Rogo para que me abençoe e me ajude em todos os meus intentos para que eu cumpra perfeitamente a todos seus santos mandamentos. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.