ADVERTÊNCIA CONTRA À OCIOSIDADE.
2 Tessalonicenses: 3. 6. mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes. 7. Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós, 8. nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. 9. Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10. Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma. 11. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; 12. a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão. 13. Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 14. Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe; 15. todavia não o considereis como inimigo, mas admoestai-o como irmão. - Bíblia JFA Offline PRO
PENSAMENTO: A vida de um genuíno cristão deve certamente ser ilibada. Ser servo de Cristo é antes de tudo honrar o seu nome não se prevalecendo de circunstâncias ou cargos que venha a ocupar dentro da igreja, mas ter uma conduta correta, todavia o que trabalha na obra de Deus é justo que faça sua retirada, pois seu labor é digno e honesto diante dos homens e de Deus.
"Esta é a minha defesa para com os que me acusam. Não temos nós direito de comer e de beber? Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? - (1 Coríntios: 9. 3-11).
O Apóstolo Paulo verdadeiramente era um exemplo de pregador do Evangelho e através da sua dedicação buscava com afinco despertar os dons de cada cristão indistintamente e elevar sobremaneira o santo nome do Altíssimo.
Todo aquele que ministra o Evangelho certamente deve cuidar da igreja de Cristo com sabedoria, ainda melhor que sua própria casa. Paulo é um exemplo de quem tinha genuíno amor pela obra de Deus.
"É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?). - (1 Timóteo: 3. 2-5).
Foi extremamente árduo o processo de disseminar o Evangelho nos primórdios do cristianismo, mas esse feito só foi possível porque alguns heróis da fé como o Apóstolo Paulo viveram e morreram para esse propósito. Nos dias atuais temos seguido esse mesmo procedimento?
"Antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que não ouviram, entenderão. Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco; mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos". - (Romanos: 15. 21-23).
É imprescindível que todos os irmãos na fé que exercem suas funções com seriedade sejam considerados e respeitados para que haja verdadeiro crescimento da igreja de Cristo sobretudo os que trabalham com e afinco na obra do Senhor.
"Ora, se Timóteo for, vede que esteja sem temor entre vós; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também, Portanto ninguém o despreze; mas encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo, pois o espero com os irmãos". - (1 Coríntios: 16. 10-11).
Em meio aos sofrimentos que tenhamos que passar na obra é mister manter o bom ânimo e por nada esmorecer, tendo sempre como alvo a Cristo nosso eterno referencial e redentor.
"Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória". - (Efésios: 3. 13).
Aos escolhidos por Deus não compete ao homem os rejeitar. Paulo embora possuísse um passado reprovável foi ungido, transformado e grandemente usado por Deus em sua obra.
"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome". - (Atos dos Apóstolos: 9. 15-16).
Ser apóstolo de Cristo é ter a vida aos pés da Cruz é viver não mais para si, mas para a obra se Deus.
"Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens". - (1 Coríntios: 4. 9).
De modo algum sejamos negligentes com a obra do Senhor e vivamos tendo como modelo ao próprio Cristo que evidentemente era portador de extremo zelo pelas coisas do Pai Eterno.
"E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas". - (Hebreus: 6. 11-12).
O cristão genuíno e ministro do Evangelho de Cristo certamente deve possuir real temor a Deus e não se corromper de modo algum, pois indubitavelmente a mão de Deus sobre ele será pesada.
"Vós, todos os animais do campo, todos os animais do bosque, vinde comer. Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; deitados, sonham e gostam de dormir. E estes cães são gulosos, nunca se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Vinde, dizem, trarei vinho, e nos encheremos de bebida forte; e o dia de amanhã será como hoje, ou ainda mais festivo". - (Isaías: 56. 9-12).
Jamais deixemos de pregar ao Santo Evangelho de Cristo nem percamos tempo em questões tolas e desnecessárias, todavia se houver resistência contínua em darem atenção a vossa admoestação ponham nas mãos de Deus.
"Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado". - (Tito: 3. 8-11).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que eu seja confiante nas tuas santas promessas, honrador do teu santo nome, aja em conformidade à tua santa palavra até a consumação dos séculos e seja eternamente grato por tudo que fizeste por mim. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário