O CUMPRIMENTO DA LEI DOS PROFETAS.

17. Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só jota ou um só til, até que tudo seja cumprido. 19. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, portém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. 21. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. 23. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. 25. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. 26. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. 27. Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno. 31. Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 32. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério. 33. Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35. nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36. nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. 37. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. - Mateus 5:17-37.

PENSAMENTO: O que Jesus diz é sempre a verdade, embora alguns da sua época diziam que Ele transgredia a lei ao por exemplo fazer curas aos sábados. Jesus em verdade ia além da lei, pois não só guardava o sábado mas todos os dias, além do mais, fazer o bem não pode ser restringido a apenas um dia da semana, mas todos os dias devem ser santos. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. Mateus 12.8. O Senhor é o sábado do Cristão genuíno. É no Senhor que Ele descansa verdadeiramente. Ele nos diz: - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:26. A lei não é transgredida pelo Mestre em momento algum de sua trajetória por está Terra, mas Jesus trás a tona interpretação perfeita da lei em seu aspecto mais profundo e a excede. Jesus em outros versículos nos explica no texto que a intenção de pecar já configura o pecado em sua essência. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21. Viver debaixo da Graça nos constrange a não pecar, pois o amor que Ele derramou sobre nós foi um amor imerecido. Já na lei existe o temor, mas é impossível seguir a lei a risca se estivermos sem a guia do Espírito Santo. Só em Cristo há vitória. Por fim Jesus nos admoesta a sermos sinceros em tudo. Ele nos exorta a não titubear em nossas decisões.  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!  Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. - Apocalipse 3:15-16. 

ORAÇÃO: Pai da Eternidade, peço neste instante para que derrame sobre mim às tuas bênçãos, faz do meu coração um coração que recebe com alegria os teus santos ensinamentos, que eu queira me santificar e que eu te busque a todo momento. Senhor de todo universo, que eu aprenda contigo sempre e a cada dia que passa eu me aproxime mais de ti e viva em obediência aos teus santos ensinamentos. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.