A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS CRISTO.

26. Quando o levaram dali tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus. 27. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais o pranteavam e lamentavam. 28. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. 29. Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! 30. Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós; e aos outeiros: Cobri-nos. 31. Porque, se isto se faz no lenho verde, que se fará no seco? 32. E levavam também com ele outros dois, que eram malfeitores, para serem mortos. 33. Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. 34. Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas. 35. E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus. 36. Os soldados também o escarneciam, chegando-se a ele, oferecendo-lhe vinagre, 37. e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. 38. Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS. 39. Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. 40. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? 41. E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. 42. Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. -  Lucas 23:26-43.

PENSAMENTO: No versículo 26 o cireneu Simão que ajudou a Jesus carregar a cruz representa todos os cristãos genuínos que não se envergonham de servir a Cristo, que se empenham em caminhar com Jesus e efetivamente contribuir com a sua obra. Ele era um pai de família e um homem simples do campo que deixa  seu trabalho  secular para priorizar a Deus. Jesus admoesta às mulheres que choravam no sentido de não chorarem por Ele, mas por si próprias e seus filhos fazendo alusão a destruição de Jerusalém. Note que mesmo em meio ao seu sofrimento enorme Jesus da mais um exemplo vivo de preocupação com os seus mais do que consigo mesmo quando uma grande parte da população da sua época e até mesmo da nossa época em inúmeras vezes enaltece o egoísmo e é indiferente ao sofrimento alheio. Na sua escalada para o calvário Jesus foi alvo de escárnio inúmeras vezes e mesmo assim, rogou ao Pai que perdoasse aqueles homens. Quanta benevolência que chega a nos constranger se tivermos o mínimo de consciência do que Ele fez por nós. No auge do seu sofrimento quando se encontrava entre dois criminosos ainda mais uma vez foi ultrajado com a ironia de um deles, no entanto o outro reconheceu a sua santidade e foi por isso agraciado com a promessa de Jesus de que ele ainda naquele dia compartilharia com Ele o Paraíso. Que bênção maravilhosa! Esse momento do Evangelho deve nos fazer refletir sobre o amor infinito de Jesus e o quanto temos a ganhar se nos arrependermos sinceramente de nossos pecados e o reconhecermos como único, verdadeiro e suficiente salvador de nossas almas.

ORAÇÃO: Pai da Eternidade faz de mim uma pessoa consciente de todo sacrifício que o seu filho amado fez por mim e por toda a humanidade no calvário, que eu me espelhe nos exemplos que Ele deixou e que eu viva o seu Evangelho em meu cotidiano de modo a dar sempre um bom testemunho do seu nome em toda a minha vida. Senhor derrama sempre bênçãos sobre os teus filhos e nos livra de todo o mal todos os dias de nossas vidas. E nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.