JESUS PERANTE PILATOS.

28. Depois conduziram Jesus da presença de Caifás para o pretório; era de manhã cedo; e eles não entraram no pretório, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa. 29. Então Pilatos saiu a ter com eles, e perguntou: Que acusação trazeis contra este homem? 30. Responderam-lhe: Se ele não fosse malfeitor, não to entregaríamos. 31. Disse-lhes, então, Pilatos: Tomai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe os judeus: A nós não nos é lícito tirar a vida a ninguém. 32. Isso foi para que se cumprisse a palavra que dissera Jesus, significando de que morte havia de morrer. 33. Pilatos, pois, tornou a entrar no pretório, chamou a Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34. Respondeu Jesus: Dizes isso de ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? 35. Replicou Pilatos: Porventura sou eu judeu? O teu povo e os principais sacerdotes entregaram-te a mim; que fizeste? 36. Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui. 37. Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. 39. Tendes, porém, por costume que eu vos solte alguém por ocasião da páscoa; quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus? 40. Então todos tornaram a clamar dizendo: Este não, mas Barrabás. Ora, Barrabás era salteador. - João 18:28-40.

PENSAMENTO: O conceito de pureza dos judeus é por demais equivocado, pois de que vale não entrar no pretório para não se contaminar e cometer o crime de maior gravidade de todos os tempos que foi a crucificação de Jesus Cristo?   8. Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. 9. Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. - Marcos 7:8-9. Pilatos por sua vez tenta se isentar de sua responsabilidade, pois em seu intimo sabia que Jesus era e é santo, mas agiu como covarde, agiu como muitos agem nos dias de hoje que fugindo das suas  responsabilidades para viverem de aparência. Pilatos teve em suas mãos a oportunidade de fazer bom uso do seu poder, mas preferiu adular os judeus. Irônico questiona Jesus sobre o que seria a verdade. Pergunta não para conhecê-la, mas para em vão fugir dela tentando enganar a própria consciência. Quantos falsos cristãos não agem nos dias de hoje como Pilatos agiu? Aprendamos com o grave erro deste antigo governador e não repitamos seu erro, mas ao invés de escolher Barrabás que era um criminoso, que nossa escolha sempre seja por Jesus Cristo que é nosso salvador e desde o princípio tanto nos amou.

ORAÇÃO: Deus Pai Todo Poderoso, peço a vós neste momento que me faça um verdadeiro adorador, que eu sempre o adore em espírito e em verdade. Senhor Deus rogo-te para que minhas formas de expressão sejam cheias da tua unção e sempre tenham o direcionamento do teu Santo Espírito. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.