A MORTE DE ABRAÃO

Gênesis 25:1. E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura;  2. E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.  3. E Jocsã gerou Seba e Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.  4. E os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura.  5. Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque;  6. Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.  7. Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.  8. E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;  9. E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,  10. O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.  11. E aconteceu depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Beer-Laai-Rói. (Bíblia Sagrada ACF | BíbliaTeca)

PENSAMENTO: O texto de Gênesis acima inicia-se com a apresentação da segunda mulher de Abraão cujo nome é Quetura e cujo significado em hebraico é incenso, o qual biblicamente representa orações, tal qual como podemos observar registrado no livro de Apocalipse.

Apocalipse 5:8: "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."

Sua segunda esposa o concedeu descendentes, dos quais teve também vários netos, todavia tudo o que Abraão possuía deixou para seu filho Isaque, o qual efetivamente era o filho da promessa e Abraão por sua vez cumpriu a risca tudo o que Deus planejou para toda a humanidade.

Gênesis 12:1-3: "E o SENHOR disse a Abrão: Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e tu serás* uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei quem te amaldiçoar; e todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti."

Abraão viveu cento e setenta e cinco anos segundo às Escrituras sagradas tendo uma boa velhice e sendo honrado pelo seu povo e se cumpriu a promessa que num período pregresso o Senhor o havia feito.

Gênesis 15:13-15: "Então o SENHOR disse a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia; será reduzida à escravidão e oprimida por quatrocentos anos; sabe também que julgarei a nação à qual ela terá de servir; e depois sairá com muitos bens. Tu, porém, irás em paz para teus pais; serás sepultado em boa velhice."

O sepultamento de Abraão foi na caverna de Macpela, cujo significado é dupla ou dobro. Era certamente uma propriedade valiosa, a qual foi comprada de Efrom, o qual era pertencente ao povo heteu. Nesta sepultura foram enterrados: Abraão, Sara, Isaque, Rebeca, Jacó e Lia.

Isaque conforme está escrito no versículo onze fora grandemente abençoado por Deus e é interessante salientar que ele morava junto ao poço Beer-Laai-Rói, cujo significado é: Poço daquele que vive e me vê, que é nada mais, nada menos do que o nome da fonte onde o anjo do Senhor apareceu a Hagar, que era escrava de Sara e mulher de Abraão quando fugiu de sua Senhora em razão de ter sido maltratada por ela.

Gênesis 16:6-8: "Abrão respondeu a Sarai: A tua serva está em tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. Sarai maltratou-a, e Agar fugiu de sua presença. Então o anjo do SENHOR, encontrando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, de onde vieste e aonde vais? Respondeu ela: Estou fugindo da presença de Sarai, minha senhora.

O Senhor verdadeiramente é Soberano e o futuro por Ele  é plenamente conhecido. Vivamos confiantes em suas promessas, tal qual o procedimento de seu servo Abraão, pois a palavra do Altíssimo é fiel e jamais volta vazia.

Isaías 55:9-13: "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos. Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para lá, mas regam a terra e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me agrada e cumprirá com êxito o propósito da sua missão. Saireis com alegria e sereis guiados em paz; os montes e as colinas romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. O pinheiro crescerá no lugar do espinheiro, e no lugar da sarça crescerá a murta. Isso exaltará o nome do SENHOR e será um sinal eterno, que nunca deixará de existir."

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que nos abençoe e nos ajude ao longo de toda nossa existência, pois és verdadeiramente o único refúgio perfeito e sois merecedor de toda nossa honra e louvor. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.