ACORDO ENTRE ABRAÃO E ABIMELEQUE.

Gênesis 21:22 Naquela ocasião, Abimeleque, acompanhado de Ficol, comandante do seu exército, disse a Abraão: "Deus está contigo em tudo o que fazes. 23 Agora, jura-me, diante de Deus, que não vais enganar-me, nem a mim nem a meus filhos e descendentes. Trata a nação que te acolheu como estrangeiro com a mesma bondade com que te tratei". 24 Respondeu Abraão: "Eu juro! " 25 Todavia Abraão reclamou com Abimeleque a respeito de um poço que os servos de Abimeleque lhe tinham tomado à força. 26 Mas Abimeleque lhe respondeu: "Não sei quem fez isso. Nunca me disseste nada, e só fiquei sabendo disso hoje". 27 Então Abraão trouxe ovelhas e bois, deu-os a Abimeleque, e os dois firmaram um acordo. 28 Abraão separou sete ovelhas do rebanho, 29 pelo que Abimeleque lhe perguntou: "Que significam estas sete ovelhas que separaste das demais? " 30 Ele respondeu: "Aceita estas sete ovelhas de minhas mãos como testemunho de que eu cavei este poço". 31 Por isso aquele lugar foi chamado Berseba, porque ali os dois fizeram um juramento. 32 Firmado esse acordo em Berseba, Abimeleque e Ficol, comandante das suas tropas, voltaram para a terra dos filisteus. 33 Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira em Berseba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno. 34 E morou Abraão na terra dos filisteus por longo tempo.

PENSAMENTO: Abimaleque identificou com assertividade que Abraão era um canal de bênçãos, pois com efeito o Senhor era com ele em todo tempo e onde quer que pusesse a planta dos seus pés e assim sendo Abimeleque queria que a unção de Abraão viesse também a recair sobre sua descendência. Ao firmar um perfeito acordo com Abraão. De modo similar no período de Moisés a prostituta Raabe fez um acordo de esconder os espias quando foram a Canaã para observarem a terra e foi protegida por eles, bem como toda sua casa.

Josué 2:12: "Agora, peço-vos, jurai-me pelo SENHOR que, como agi com bondade convosco, também agireis com bondade com a casa de meu pai; e dai-me um sinal seguro"

Em certo momento do acordo que Abimeleque fazia com Abraão este repreendeu Abimaleque em razão de terem lhe tirado o poço, o qual ele cavou, todavia Abimeleque ignorava o fato e isso demonstra que Abimeleque não estava querendo prejudicar Abraão.

Provérbios 27:5: "É melhor a repreensão declarada que o amor encoberto."

O presente das ovelhas que Abraão ofertou a Abimaleque foi um atrativo para que formassem o acordo.

Provérbios 18:16: "Um presente abre o caminho para o homem e o leva à presença dos nobres."

No verso vinte nove as sete ovelhas eram uma forma de firmarem o contrato de modo solene de modo que houvesse reconhecimento da posse do poço para Abraão e no verso trinta o próprio Abraão explica que seria um testemunho de que Abraão havia cavado aquele poço, o qual o haviam tomado.

No verso trinta e dois o texto faz referência a aliança que fora feita em Berseba, a qual é uma palavra hebraica cujo significado é "poço dos sete juramentos". Está cidade se encontrava no extremo sul de Israel.

Havia o costume de centralizar o culto no templo e plantarem uma árvore como memorial a certos eventos religiosos e por essa razão Abraão plantou uma árvore e prestou culto ao Deus da Eternidade um dos inúmeros nomes do Altíssimo, o qual se revela de diversos aspectos. Certamente Deus sempre abençoou Abraão sobremaneira. Abraão era um servo fiel ao Senhor e não fazia nada por conta própria, mas seguia a risca todas às recomendações do Criador.

Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis. Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu...Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos - (Romanos 1:20-22).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que nos abençoe e nos instrua para que vivamos de modo condizente a tua santa vontade seguindo todos os seus estatutos a risca do mesmo modo que seu servo Abraão procedeu ao longo de toda sua existência. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.