Gênesis 17:15 Deus disse a Abraão: — A Sarai, sua mulher, você não chamará mais de Sarai, porém de Sara. 16 Eu a abençoarei e darei a você um filho que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. 17 Então Abraão se prostrou com o rosto em terra, e riu, dizendo consigo mesmo: “Pode nascer um filho a um homem de cem anos? E será que Sara, com os seus noventa anos, ainda poderá dar à luz?” 18 Então Abraão disse para Deus: — Quem dera que Ismael vivesse sob a tua bênção! 19 Deus lhe respondeu: — Na verdade, Sara, a sua mulher, lhe dará um filho, e você o chamará de Isaque. Estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. 20 Quanto a Ismael, eu ouvi o pedido que você me fez: vou abençoá-lo, farei com que seja fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; ele será pai de doze príncipes, e dele farei uma grande nação. 21 Mas a minha aliança eu estabelecerei com Isaque, o filho que Sara dará à luz para você, neste mesmo tempo, daqui a um ano. 22 Quando acabou de falar com Abraão, Deus se retirou dele, elevando-se.
PENSAMENTO: Do mesmo modo que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, o qual significa Pai de multidões conforme reza o verso abaixo:
O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. (Gênesis 17:5).
O nome de Sarai, esposa de Abrão também o Senhor fez mudança, pois Deus mudou o seu nome para Sara, cujo significado é princesa. Deus a faria também mãe de multidões, pois embora idosa Deus a faria conceber um filho, cujo nome seria Isac e o seu significado é riso, pois Sarai riu quando recebeu a notícia que engravidaria.
Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E Sara disse: — Deus me deu motivo de riso. E todo aquele que ouvir isso vai rir comigo. E acrescentou: — Quem diria a Abraão que Sara ainda amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho. - (Gênesis 21:5-7).
Ismael o filho que Abraão teve com a escrava foi abençoado por Deus, todavia o filho da promessa era Isac, o qual seria futuramente pai de Jacó e Esaú e de Jacó nasceriam às doze tribos às quais dariam origem ao povo de Israel nome, o qual Deus daria a Jacó que teria um papel essencial para história desta nação que seria o berço de nosso Senhor Jesus Cristo.
Tiramos de tudo isso muitas lições, mas creio que a principal é de que temos um Deus que é Pai e sabe tudo o que irá ocorrer, todavia nos ama e tem planos maravilhosos para cada um dos seus filhos que são fiéis e o reconhecem como Senhor e Salvador Eterno.
Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. - (Jeremias 29:11-13).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que nos abençoe sobremaneira e nos ajude a compreendermos a tua palavra de modo que vivamos em consonância a ela e sejamos para sempre galardoados com tua gloriosa e maravilhosa presença. Amém.
Comentários
Postar um comentário