MELQUISEDEQUE ABENÇOA ABRÃO.

Gênesis 14:17 Quando Abrão regressava, depois de derrotar Quedorlaomer e os reis que estavam com ele, o rei de Sodoma foi ao encontro dele no vale de Savé, que é o vale do Rei. 18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo. 19 Ele abençoou Abrão e disse: “Abrão seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra. 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os adversários de você nas suas mãos.” E Abrão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo. 21 Então o rei de Sodoma disse a Abrão: — Dê-me as pessoas e fique com os bens para você. 22 Mas Abrão lhe respondeu: — Juro pelo Senhor, o Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra, 23 que nada tomarei de tudo o que é seu, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que você não diga: “Fui eu que enriqueci Abrão.” 24 Nada quero para mim, a não ser o que os rapazes comeram e a parte que toca a Aner, Escol e Manre, os homens que foram comigo; que estes fiquem com a parte deles.


PENSAMENTO: A Bíblia relata sobre Melquisedeque que esse personagem misterioso, o qual às escrituras nos assegura que era sacerdote, rei de Salém e que teve um encontro real com Abrão. O nome Melquisedeque em hebraico significa Rei de Justiça e Salém era o nome antigo de Jerusalém,  cujo nome em hebraico significa Yerushaláyim, que é derivada da palavra Yir’a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição e é a capital de Israel e considerada pelos judeus um lugar sagrado. Quando juntamos todas essas informações juntamente com o fato dele ter trazido pão e vinho, que são elementos que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo conforme a nova aliança percebemos que tudo nos leva a crer que Melquisedeque era um tipo de Cristo, o qual recebera de Abrão o dízimo de tudo com total reverência. Observemos que todas às informações se encaixam perfeitamente quando lemos no livro de Hebreus do novo testamento a  citação abaixo:

Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, foi ao encontro de Abraão, quando este voltava da matança dos reis, e o abençoou. Foi para ele que Abraão separou o dízimo de tudo. Primeiramente o nome dele significa “rei da justiça”; depois também é “rei de Salém”, ou seja, “rei da paz”. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, ele não teve princípio de dias nem fim de existência, mas, feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. - (Hebreus 7:1-3).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que compreendamos a tua sagrada palavra e sempre tenhamos reverência ao teu santo nome, bem como ao do teu filho amado Jesus Cristo, que se sacrificou por nós e nos libertou da condenação por amor a tua igreja e obediência a tua gloriosa palavra. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.