A NOVA JERUSALÉM.

Apocalipse 21: 9. E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. 10. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou- me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, 11. tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino; 12. e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13. Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas. 14. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15. E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro. 16. A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais. 17. Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo. 18. O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido. 19. Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; 20. o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista. 21. As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro. 22. Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 23. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24. As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. 25. As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá; 26. e a ela trarão a glória e a honra das nações. 27. E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

PENSAMENTO:  Às  sete taças representam às punições que se seguiram sobre aqueles que não seguiram aos preceitos sagrados do Senhor e não aceitaram serem conduzidos pelo Espirito Santo, todavia a noiva é a igreja santa. O noivo é Cristo que no momento preciso virá buscar sua noiva e levá-la ao seu reino de Glória. 

"Vi no céu outro sinal, grande e maravilhoso: sete anjos com as sete últimas pragas, pois com elas se completa a ira de Deus." - (Apocalipse 15:1).

O Apóstolo foi levado em Espírito. Ou seja, foi uma genuína revelação divina, a qual foi vista em lugares altos onde somente por intervenção divina poderia se contemplar a descida da nova Jerusalém, que literalmente é uma cidade edificada e espiritualmente falando se refere a Noiva do Cordeiro ataviada.

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. - (Apocalipse 19: 7-9).

O profeta Ezequiel também relatou o cumprimento desta profecia em seu tempo de ministério com perfeita exatidão.

"No início do vigésimo quinto ano do exílio, no início do ano, no décimo dia do mês, no décimo quarto ano depois da queda da cidade, naquele exato dia a mão do SENHOR esteve sobre mim e ele me levou para lá. Em visões de Deus ele me levou a Israel e me pôs num monte muito alto, sobre o qual, no lado sul, havia alguns prédios que tinham a aparência de uma cidade. Ele me levou para lá, e eu vi um homem que parecia de bronze; ele estava em pé junto à entrada, tendo em sua mão uma corda de linho e uma vara de medir. E ele me disse: “Filho do homem, fixe bem os olhos e procure ouvir bem, e preste atenção a tudo o que vou mostrar a você, pois para isso você foi trazido aqui. Conte à nação de Israel tudo o que você vai ver”." - (Ezequiel 40:1-4).

No verso 11 reza que a Glória de Deus era semelhante a pedra jaspe preciosíssima, que é a duodécima pedra do peitoral do sumo sacerdote.

"Faça um peitoral de decisões, trabalho artesanal. Faça-o como o colete sacerdotal: de linho fino trançado e de fios de ouro e de fios de tecido azul, roxo e vermelho. Será quadrado, com um palmo de comprimento e um palmo de largura, e dobrado em dois. Em seguida, fixe nele quatro fileiras de pedras preciosas. Na primeira fileira haverá um rubi, um topázio e um berilo; na segunda, uma turquesa, uma safira e um diamante; na terceira, um jacinto, uma ágata e uma ametista; na quarta, um crisólito, um ônix e um jaspe. Serão doze pedras, uma para cada um dos nomes dos filhos de Israel, cada uma gravada como um selo, com o nome de uma das doze tribos. - (Êxodo 28: 15-21).

O muro de Jerusalém citado no versículo doze faz menção ao povo de Deus propriamente dito e a aliança feita com Deus que permanece em pé até os dias atuais.

Em cada um dos quatro pontos cardeais haviam três portas e cada porta identifica o nome de um filho de Israel. O total das portas representa toda a igreja de Cristo. Abaixo uma referência ao profeta Ezequiel, o qual também recebeu a revelação.

"“Estas serão as saídas da cidade: Começando pelo lado norte, que tem dois mil e duzentos e cinquenta metros de comprimento, as portas da cidade receberão os nomes das tribos de Israel. As três portas do lado norte serão a porta de Rúben, a porta de Judá e a porta de Levi. “No lado leste, que tem dois mil e duzentos e cinquenta metros de comprimento, haverá três portas: a de José, a de Benjamim e a de Dã. “No lado sul, que tem dois mil e duzentos e cinquenta metros de comprimento, haverá três portas: a de Simeão, a de Issacar e a de Zebulom. “No lado oeste, que tem dois mil e duzentos e cinquenta metros de comprimento, haverá três portas: a porta de Gade, a de Aser e a de Naftali. “A distância total ao redor será de nove quilômetros. “E, daquele momento em diante, o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ AQUI”." - (Ezequiel 48:30-35).

Os doze fundamentos representam os nomes dos doze Apóstolos de Cristo que deram sequência a divulgação do Evangelho, bem como toda a igreja de Cristo, que receberam esse mesmo Evangelho em seus corações e também se tornaram pedras vivas desta construção santa.

"Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito." - (Efésios 2:19-22).

O caniço de ouro era medidor preciso e santo, o qual o Senhor mediu a cidade sagrada, que no formato de cubo onde os lados são iguais nos reporta a medidas perfeitas, tal qual é a cidade da nova Jerusalém que é morada do Altíssimo.

"Deram-me um caniço semelhante a uma vara de medir e me disseram: “Vá e meça o templo de Deus e o altar, e conte os adoradores que lá estiverem." ' (Ap 11:1:).

O Profeta Ezequiel também foi agraciado pela revelação desta cidade santa, a qual tinha todos os lados da mesma medida.

Serão estas as suas medidas: o lado norte, de quatro mil e quinhentos côvados, o lado sul, de quatro mil e quinhentos, o lado oriental, de quatro mil e quinhentos, e o lado ocidental, de quatro mil e quinhentos. Ezequiel 48: 16

Creio que o número 144 côvados seja um número simbólico, pois a igreja de Cristo não se resume apenas ao povo judeu, mas também aos gentios que foram integrados na família de Deus através de Nosso Senhor Jesus Cristo. O número 12 que é a raiz quadrada de 144 é então um número simbólico que representa os 12 patriarcas, às 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Cristo. 144 côvados seria o mesmo que 2.200 Km de altura por 2.200 Km de largura. O número nos remete a medidas perfeitas de um cubo. Em resumo a cidade da nova Jerusalém, bem como seus muros são resultantes de uma arquitetura divina, a qual somente Deus poderia imaginar e construir. A cidade também será a sede do Reino do Senhor que irá reinar de modo glorioso é será uma morada inigualável e abrigará os eleitos do Altíssimo.

Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: (Apocalipse 7: 4)

O verso dezoito fala que a estrutura da cidade que será de jaspe e ouro puro como um mar de vidro límpido. Isso indica ela jamais será abalada pelo tempo, pois lá será o trono do Altíssimo que vive para sempre.

Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. - (Apocalipse 4: 6).

Às pedras preciosas e às portas de pérolas  representam todo esplendor divino e toda Glória que a noiva do Cordeiro haverá de refletir.

Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. - (Ezequiel 28: 13).

É imprescindível salientar que como reza no verso vinte dois, na cidade não haverá santuário porque o próprio Senhor estará presente nesse local e poderá ser adorado em Espírito como Ele mesmo disse em sua passagem terrena.

"Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”." - (Jo 4:21-24).

A luz do Altíssimo iluminará plenamente a cidade e não mais haverão trevas, pois a glória divina será manifesta para sempre nesse lugar.

O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o SENHOR será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória." - (Is 60:19).

Nada faltará aos habitantes daquela cidade santa, pois todos que nela estiverem serão galardoados pelo excelso Deus com alegria, paz e prosperidade sem par.

Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. - (Isaías 60: 5).

Os habitantes da Nova Jerusalém terão abastança de tudo, pois o próprio Deus fará com que todas às nações abasteçam a cidade com tudo o que houver de melhor.

As tuas portas estarão abertas de contínuo; nem de dia nem de noite se fecharão, para que te sejam trazidas riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis. - (Isaías 60: 11).

Não percamos jamais nossa esperança, pois às maravilhosas palavras do Altíssimo são inefáveis e nos asseguram que os que nEle genuínamente crêem serão regiamente galardoados.

Reis serão os teus aios, e rainhas, as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés; saberás que eu sou o SENHOR e que os que esperam em mim não serão envergonhados. -(Isaías 49: 23).

É imprescindível mantermos nossa conduta inabalável, pois muito seremos experimentados ainda, mas aos que se mantiverem fiéis até o fim e não se corromperem com às falsas doutrinas se  tornarão permanentes moradores da cidade santa.

Desperta, desperta, reveste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupagens formosas, ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. - (Isaías 52: 1).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que nos abrigue para sempre em tua cidade santa, pois queremos para sempre te glorificar e nos santificar de modo que possamos para sempre convosco estar. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.