A SALVAÇÃO CONDUZ À BOAS OBRAS.
Tito: 3. 1. Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra, 2. que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. 3. Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5. não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6. que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; 7. para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. 8. Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. 9. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. 10. Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11. sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado. - Bíblia JFA Offline PRO
PENSAMENTO: É mister que obedeçamos na qualidade de cristãos em primeiro lugar a Deus, todavia é preciso que tenhamos o entendimento de que toda autoridade é constituída por Deus, assim sendo devemos prestar contas e respeitar às autoridades eclesiásticas, governamentais e familiares exercendo desta forma uma conduta correta no cenário social e nos esmerando para sermos bons cidadãos.
"Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens". - (Atos 5: 29)
"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação". - (Romanos 13: 1-2).
É imprescindível que reconheçamos nossas falhas e venhamos a ter uma conduta ilibada diante de Deus que nos sonda em tempo integral. Efetivamente nada fica encoberto diante de Deus. Precisamos ter um comportamento digno, moral e segundo os santos estatutos do Senhor, pois não há pecado sem consequências nem atos de justiça e misericórdia sem galardão do Pai Eterno.
"Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles), é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores, ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor". - (II Pedro 2: 4-11).
Ao sermos resgatados pela Graça de Cristo nos é concedida a liberdade que por nós deve ser usada com sabedoria, pois excede a lei. Assim como o Senhor nos concedeu sua misericórdia devemos ser misericordiosos uns para com os outros de modo a cumprirmos a lei da liberdade com eficácia e entendimento.
"Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo". - (Tiago 2: 11-13).
Todo aquele que serve a Deus deve indubitavelmente ter uma atitude ilibada diante de Deus e jamais se envolver em assuntos que não edificam, mas deve agir com mansidão e sabedoria fazendo com que haja luz onde quer que se encontre sendo um apaziguador de ânimos alterados e promotor da paz.
"Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". - (II Timóteo 2: 14-15)
Ao servo do Senhor compete exercer sua função de admoestação da palavra de Deus com firmeza, rechaçando toda heresia, mas sempre com sobriedade e serenidade de modo a ensinar às verdades bíblicas à luz do Espírito Santo de Deus.
"E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão. Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós". - (II Tessalonic 3: 13-16).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que eu seja cheio do teu Santo Espírito, medite e pratique a tua santa palavra por todo tempo da minha vida. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário