JACO E ESAÚ

Gênesis 25:19 São estas as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque, 20 e Isaque tinha quarenta anos quando tomou por mulher Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, arameu. 21 Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril. O Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. 22 Os filhos lutavam no ventre dela, e ela disse: Por que isso está acontecendo comigo? E foi perguntar ao Senhor. 23 O Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas; um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço. 24 Cumpridos os dias para que desse à luz, havia gêmeos no seu ventre. 25 Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pelo; por isso lhe chamaram Esaú. 26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso lhe chamaram Jacó. Tinha Isaque sessenta anos quando Rebeca os deu à luz. 27 Cresceram os meninos. Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo, ao passo que Jacó, homem sossegado, habitava em tendas. 28 Isaque, que tinha gosto pela caça, amava a Esaú, mas Rebeca amava a Jacó. 29 Jacó tinha feito um guisado, quando Esaú chegou do campo muito cansado. 30 Disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Respondeu Esaú: Estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, e então se levantou e saiu. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.


PENSAMENTO: O Senhor tinha um projeto maravilhoso na vida de Isaque, tal qual teve na do seu Pai Abraão. A mulher de Isaque teve filhos tardiamente, mas engravidou de gêmeos, os quais deram origem a nação dos israelitas e dos edomitas através dos seus filhos Jacó e Esaú, o qual deu origem aos edonitas e Jacó posteriormente teria seu nome alterado para Israel, o qual daria origem ao povo de Israel, pois seria pai de doze filhos sendo que estes dariam origem às doze tribos de Israel. Assim como Deus tinha promessa na vida de Abraão e Isaque o mesmo aconteceu na vida de Jacó que embora fosse mais novo que seu irmão foi escolhido por Deus para dar origem ao povo de Israel, pois em sua presciência sabia o Senhor que Jacó daria muito mais valor a tudo que era pertinente às suas promessas e teria uma conduta coerente com a vontade divina, todavia conhecia plenamente também o coração de Esaú e apesar de sua negligência para com a sua progenitura e da sua irreverência mesmo assim o Senhor o abençoou, pois obteve prosperidade, mas a sua promessa se cumpriria somente na vida de Jacó, o qual honrou a Deus sobremaneira.

Romanos 9:9 Pois a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. 10 Não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um só, Isaque, nosso pai. 11 Contudo, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 12 foi dito a ela: O maior servirá o menor. 13 Como está escrito: Amei Jacó e rejeitei Esaú. 14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma! 15 Pois ele diz a Moisés: Terei compaixão de quem eu quiser e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16 Assim, pois, não depende do desejo ou do esforço humano, mas de Deus, que se compadece. 17 Porque diz a Escritura a faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. 18 Logo, ele tem misericórdia de quem ele quer e endurece a quem ele quer. 19 Alguém dirá então: Por que se queixa ele ainda? Pois quem resiste à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus questionas? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o Oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou, 24 os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25 Como diz em Oseias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada. 26 No lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo.

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que vivamos sempre em fidelidade ao Vós, valorizemos sobremaneira tudo que fizeste por nós expressando nossa genuína gratidão por todas às bênçãos recebidas ao longo de toda nossa existência de modo que em tudo demos graças. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.