ABRAÃO EXPULSA HAGAR E ISMAEL.

Gênesis 21:8-13: "O menino cresceu e foi desmamado; e Abraão deu um grande banquete no dia em que Isaque desmamou. E Sara viu que o filho que Agar, a egípcia, tinha dado a Abraão estava zombando* de Isaque. Pelo que disse a Abraão: Manda embora essa serva e o seu filho; porque o filho dessa serva não será herdeiro com meu filho Isaque. Isso pareceu muito desagradável aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Porém Deus disse a Abraão: Não considere isso muito desagradável aos teus olhos por causa do menino e por causa da tua serva. Atende à voz de Sara em tudo o que te diz, porque a tua descendência será reconhecida por meio de Isaque. Mas também farei uma nação do filho dessa serva, porque ele também é da tua descendência."


PENSAMENTO: Ismael foi nascido da escrava de forma natural com a permissão de Sara enquanto Isaque é o fruto de uma promessa de Deus a Abraão. O que é carnal sempre tende a ir contra o que é espiritual e isso ocorre em nossos dias também. Aquele que  ama a Deus não permite jamais que se zombe das dádivas que dele recebeu.

Gl 4:27-31: "Pois está escrito: Alegra-te, ó estéril, tu que não davas à luz; irrompe em gritos de alegria, tu que não tiveste dores de parto; pois os filhos da abandonada são mais numerosos do que os da que tem marido. E vós, irmãos, sois filhos da promessa, à semelhança de Isaque. Entretanto, como naquele tempo o que nasceu de modo natural* perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim também acontece agora. Mas o que diz a Escritura? Expulsa a escrava e seu filho, pois de modo algum o filho da escrava será herdeiro juntamente com o filho da livre. Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre."

O Senhor não deseja que ninguém se perca, pois a todos ama verdadeiramente, todavia muitas vezes precisamos passar por percalços ao longo de nossa existência, os quais são necessários para o nosso crescimento espiritual, tal qual aconteceu com Hagar e seu filho. Nem uma folha cai de uma árvore sem a permissão divina. Deixemos que o Senhor dirija nossa vida e não ajamos de modo impulsivo, pois os planos do Altíssimo não podem ser frustrados e Ele sempre almeja nosso bem. Haja visto que cuidou e protegeu de Ismael e sua mãe e cumpriu sua promessa de torná-lo um guerreiro vitorioso. Os projetos de Deus sempre são bons, justos e visam em todo tempo o bem comum.  Genuinamente o Senhor cumpre plenamente todas suas promessas assim como concedeu na velhice de Sara o dom da maternidade.

Gn 17:20-22: "Quanto a Ismael, também tenho te ouvido; eu o abençoarei e o farei frutificar e crescer muito em número; ele irá gerar doze chefes, e farei dele uma grande nação. Porém a minha aliança estabelecerei com Isaque, que Sara dará à luz no tempo determinado, no ano que vem. Ao terminar de falar com Abraão, Deus subiu, afastando-se de diante dele."

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que nos abençoe em todas às áreas de nossas vidas e que sempre tenhamos consciência de quem sois vós de modo que em todas nossas formas de expressão glorifiquemos ao teu santo nome. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.