O NASCIMENTO DE ISAQUE.

Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque. Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este era de oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado. Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho. - (Gênesis 21:1-7).


PENSAMENTO: Sara foi grandemente abençoada em sua velhice com um filho do seu próprio ventre. Assim como Deus cumpriu sua promessa em tempo hábil, nós na qualidade de filhos de Deus também fomos grandemente abençoados em Cristo Jesus.

Mas vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque. (Gálatas 4:28)

Verdadeiramente o que Deus havia dito a Abraão se cumpriu no tempo que Ele determinou Ele permitiu que viesse ao mundo Isaque, cujo nome em hebraico é יִצחָק, cuja transilteração é  Yitschaq e o significado para o nosso idioma é "ele ri". Deus permitiu que Isaque nascesse na velhice de seus pais de modo que todos soubessem que Ele é o Deus do impossível, pois não é no tempo do homem que às coisas acontecem, pois o tempo em verdade é uma invenção humana, mas Deua é atemporal, seu dia de origem não pode ser calculado, pois Ele é incriado e sua existência eterna. Abrão nunca imaginou que ele e Sarai fossem pais com a idade tão avançada e pensava que estava o Senhor se reportando a Ismael, filho que teve com sua escrava Agar, todavia o Senhor cumpre tudo o que diz e além de cumprir a promessa de trazer a existência Isaque também mudou os nomes de Sarai, cujo nome significa princesa para Sara, cuja definição do nome no idioma hebraico é  fidalga. Quanto ao nome de Abrão mudou para Abraão, o qual significa "pai de uma multidão", pois naquele momento o Senhor estava dando origem a uma grande nação.

Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.
Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?
Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti.
Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. - (Gênesis 17:15-19).

Sara era só contentamento com o nascimento de Isaque e desejava compartilhar sua alegria com todos, pois seu semblante mudou de choro para riso justificando o nome do seu filho tão esperado e amado, tal qual ficou Maria com o nascimento de Jesus.

Você ficará alegre e feliz, e muitos ficarão contentes com o nascimento dele. (Lucas 1:14)

O menino foi criado segundo a lei judaica e Abraão seguiu a risca todos preceitos da lei de Deus, a qual era temente e às cumpria com excelência.

E, no oitavo dia, o menino será circuncidado. (Levítico 12:3)

Meditemos nas maravilhas que Deus fez, faz e fará pelos que os servem com perfeita dedicação, pois o mesmo Deus de ontem opera hoje no meio da igreja. A Ele somente rendemos glória, pois verdadeiramente Ele é tremendo.

Não há entre os deuses quem seja semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras. (Salmos 86:8)

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo neste momento para que nos abençoe, nos livre de todo mal e nos torne reconhecedores de quem sois Vós de modo que em todas nossas formas de expressão venhamos a glorificar sobremaneira teu santo nome. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.