A INTERCESSÃO DE ABRAÃO PELOS HOMENS.

Gênesis 18:22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR. 23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? 24 Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela? 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? 26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles. 27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. 28 Se porventura de cinquenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. 29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta. 30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta. 31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte. 32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez. 33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

PENSAMENTO: A intercessão de Abraão pelos homens é uma prova viva de que ele era realmente um servo do Senhor, pois se sensibilizava pelo sofrimento das pessoas e buscava a Deus pelo bem de todos, pois tinha um coração bondoso e sua vida era de contínua comunhão com o Criador.

Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. (1 Timóteo 2:1).

Quando buscamos a Deus com um coração contrito e nos convertemos de nossos maus caminhos Ele nos perdoa e nos ajuda, todavia é preciso que nossa mudança seja sincera e verdadeira.

Aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura. (Hebreus 10:22)

A mesma resposta que foi dada ao profeta Jeremias muitos anos depois foi dada a Abraão, pois o Senhor sempre  é misericordioso, justo e jamais muda independente da época ou das  circunstâncias. O Pai Eterno jamais deixa um inocente passar por sofrimento injustamente e tudo que faz tem um propósito maior.

Deem uma volta pelas ruas de Jerusalém, olhem, investiguem, procurem nas suas praças para ver se acham alguém, se há uma pessoa que pratique a justiça ou busque a verdade. Se acharem, eu perdoarei a cidade. (Jeremias 5:1).

O Senhor é Deus do impossível e se importa sobremaneira com seus servos, pois tudo está em seu controle e aqueles que o servem genuinamente o conhecem perfeitamente e sabem que no momento preciso irá solucionar todos os problemas.

Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e a vida dele se prolongue, eu sei com certeza que tudo correrá bem para os que temem a Deus. (Eclesiastes 8:12).

Abraão tinha amor pelas pessoas, todavia possuía também temor a Deus e sempre se reportava a Ele com reverência, pois tinha ciência de que o Senhor é soberano, justo e misericordioso e que o seu veredito seria perfeito. De igual modo Gideão em seu tempo buscava a confirmação da palavra de Deus com cautela de modo a jamais ser desrespeitoso com o Criador que é santo, tudo pode, de tudo tem conhecimento e vive para sempre.

E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho. - (Juízes 6:39-40).

ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que sempre o busquemos em toda e qualquer circunstância com um coração quebrantado e reverência, que jamais deixemos de interceder uns pelos outros, mas tenhamos paz e certeza em nosso coração de que o Pai Eterno nos ama, é justo, bondoso e agirá com justiça e amor a todo momento que a Ele clamamos com fé. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIFERENÇA ENTRE SINAI E SIÃO.

O CAVALEIRO NO CAVALO BRANCO.

PAULO ENVIA TIMÓTEO EM MISSÕES.