Gênesis 4: 8. Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. 9. Então o Senhor perguntou a Caim: "Onde está seu irmão Abel? " Respondeu ele: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão? " 10. Disse o Senhor: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. 11. Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. 12. Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo". 13. Disse Caim ao Senhor: "Meu castigo é maior do que posso suportar. 14. Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará". 15. Mas o Senhor lhe respondeu: "Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança". E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. 16. Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden.
PENSAMENTO: Nada fica oculto aos olhos de Deus, porém Ele é misericordioso e espera que nós nos arrependamos pelos nossos pecados e venhamos a nos converter efetivamente. Infelizmente no caso de Caim não foi assim. Em primeiro lugar ignorou a justiça divina, posteriormente foi desrespeitoso com o Criador ao responder de modo irreverente quando foi questionado sobre o paradeiro de seu irmão Abel. É evidente que toda transgressão tem consequências, mas o Senhor é sempre justo e nunca pune alguém além do que merece. No caso de Caim mesmo ele tendo cometido um crime hediondo o concedeu proteção evitando assim que fosse assassinado por outros, mas certamente o castigo foi merecido e pesado, pois o próprio Caim decretou sua punição maior ao se distanciar do Criador, pois com efeito nossa vida perde o sentido quando nos distanciamos de Deus e já não temos vida na excelência da palavra mesmo que ainda estejamos respirando e mantendo nossa rotina cotidiana.
"Pois fomos feitos por ele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, previamente preparadas por Deus para que andássemos nelas." - (Efésios 2:10).
ORAÇÃO: Pai Eterno. Rogo para que definitivamente nos afastemos do pecado e vivamos não mais para agradarmos a nós mesmos, mas para glorificarmos o teu santo nome através de todas nossas formas de expressão.
Comentários
Postar um comentário