RECOMENDAÇÕES PRECIOSAS PARA TODOS OS CRISTÃOS.
1 Timóteo: 4. 6. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 7. mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade. 8. Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 9. Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação. 10. Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. 11. Manda estas coisas e ensina-as. 12. Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 13. até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. 14. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 15. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. 16. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. - Bíblia JFA Offline PRO.
PENSAMENTO: A palavra de Deus é nosso melhor alimento e para que possamos obter vitória em nossa trajetória cristã. É necessário que tomemos posse desta palavra e possamos fazer com que nossa fé entre em ação para que desfrutemos das bênçãos do Senhor.
"Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação". - (II Timóteo 1: 6-7).
A partir do momento que temos acesso à palavra de Deus temos que nos comprometer com ela sem temor de servir a Deus onde quer que estejamos, jamais deixar de responder ao santo chamado do Senhor e agir de modo a não nos desviarmos da sã doutrina do Evangelho.
"Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem". (Tito 1: 7-9).
Os dons que recebemos de Deus devem ser usados para que seja engrandecido o nome do Senhor e seja expandida sua maravilhosa obra em meio a sua igreja de modo que sejamos atentos ouvintes e praticantes da santa palavra do Senhor grafadas nas sagradas Escrituras.
"Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto". - (I Timóteo 4: 14-15).
É preciso que nossa atenção não seja direcionada a outros assuntos e inverdades que nos afastam da sã doutrina, mas que mantenhamos nosso foco no que Cristo ministrou com sabedoria e seus servos afirmaram inspirados pelo Espírito Santo.
"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas". (II Timóteo 4: 3-4).
Muitos que detém a autoridade e o conhecimento teológico, porém não aceitam a essência do cristianismo terão que pagar alto preço por essa transgressão, pois ao que muito for dado muito será cobrado. É mister que os ministram a palavra de Deus tenham conduta ilibada e se coloquem como genuínos intercessores da igreja de Cristo.
"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro". - (I Timóteo 6: 3-5).
A palavra do Senhor é fiel, verdadeira e transformadora. Jamais neguemos aquele que deu sua vida por nós, pois Ele verdadeiramente nos ama e tudo que fizermos é pouco mediante ao sacrifício que fez por nós.
"Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele Elereinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo". - (II Timóteo 2: 11-13).
Tenhamos plena confiança em Cristo e valorizemos o sacrifício que Ele fez por nós. Os que são fiéis a sua palavra certamente passarão por provação, todavia ao final das provas serão aprovados se às suas palavras se mantiverem fiéis e no final receberão o galardão eterno.
"Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós". - (II Timóteo 1: 8-14).
O momento em que teremos o encontro com Cristo é indescritível. Nos esforcemos para recebermos esse privilégio e demos graças orando com fé uns pelos outros a exemplo dos seus fiéis apóstolos.
"Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria". - (II Timóteo 1: 3-4).
Todos que recebem o Espírito Santo e vivem para pregar o genuíno Evangelho de Cristo passam por sofrimentos, mas não existe maior prêmio que ser participante da maravilhosa obra do Senhor.
"Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados". - (Hebreus 10: 32-33).
Os que fazem parte da real igreja de Cristo devem ser de portadores de conduta ilibada fazem do Mestre Jesus um espelho para suas vidas.
"Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade". - (II Timóteo 2: 24-26).
Os frutos do Espírito são constantes na vida dos que aspiram fazer parte da igreja de Cristo e independente das circunstâncias louvam ao Senhor.
"Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras". - (Tiago 3: 13).
Apliquemos em nosso cotidiano o Evangelho de Cristo e axaltemos seu santo nome em todas nossas formas de expressão de modo que possamos refletir o amor de Deus.
"Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência". (Tito 2: 7).
Aos jovens cabe buscar a prudência de modo a direcionar suas energias em cumprir a vontade do Senhor.
"Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos". - (Tito 2: 6).
Que sejamos bons ouvintes das santas palavras do Senhor e tornemo-nos instrumento do Altíssimo ministrando com sabedoria sua sã doutrina.
"Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros". (II Timóteo 2: 1-2).
ORAÇÃO: Pai Eterno rogo que me perdoe pelas inúmeras falhas cometidas ao longo de minha trajetória de vida, que eu seja sempre instruído pelos seus sagrados estatutos e aperfeiçoe meu caráter de modo a fazer com que a santa palavra de Deus se expresse através de mim com eficácia e verdade. Em nome do teu filho amado Jesus Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário